Os protestos em Espanha pela habitação podem alastrar ao resto da Europa? Sim.

Este sábado, mais de cinquenta cidades espanholas sairam novamente à rua para exigir soluções para a crise da habitação, numa mobilização que se tem intensificado nos últimos dias. A contestação ganhou ainda mais força depois de a direita e extrema direita espanhola ter rejeitado medidas apresentadas pelo Governo que incluíam mecanismos de proteção contra despejos e limitações à ação de grandes fundos imobiliários.

Perante este cenário, multiplicam-se as perguntas sobre as consequências políticas destes protestos. Os desfechos são diversos, mas há uma certeza: a contestação não vai desaparecer. Pelo contrário, tudo indica que continuará a crescer enquanto persistirem as condições que a alimentam. A questão que se coloca agora é saber se esta dinâmica poderá estender-se a outras cidades e países europeus, incluindo Portugal, onde PSD e Chega aprovaram na generalidade uma nova proposta de lei do arrendamento destinada a facilitar despejos.

Embora cada país tenha características próprias, já quase ninguém duvida de que a habitação se transformou numa das grandes questões sociais da Europa. Talvez a mais congregadora. Aquilo que acontece em Madrid, Barcelona, Valência ou Málaga não pode ser explicado apenas por decisões políticas locais. Trata-se da manifestação mais visível de uma tensão estrutural que atravessa grande parte do continente.

As desigualdades sao latentes, o ascensor social há muito que avariou e os salários evoluem lentamente, enquanto os preços das casas e das rendas seguem uma trajetória de crescimento especulativo desligada da realidade económica da larga maioria da população. A novidade de Espanha é a noção colectiva de que se entrou em ponto de ruptura, e a crise da habitação começa a ser, finalmente, vivida nao como uma sucessao de dramas individuais, mas algo que diz respeito a todos, inclusive a pequenos e médios proprietários.

Antes havia o jovem incapaz de sair da casa dos pais, a família forçada a mudar de cidade por não conseguir suportar os custos da habitação, ou o pensionista confrontado com aumentos de renda que colocavam em risco a sua permanência no bairro onde sempre viveu. Agora estas experiências deixam de ser entendidas como casos isolados e passam a ser reconhecidos como expressões de um mesmo problema estrutural, criando-se espaço para a mobilização coletiva.

As semelhanças com outras realidades são evidentes. O acesso às cidades está a tornar-se cada vez mais difícil devido ao aumento das rendas, à escassez de oferta habitacional e à pressão exercida por fluxos de investimento global que transformam a habitação num ativo financeiro antes de a reconhecerem como um lugar para viver. A mesma inquietação pode ser observada nos Países Baixos, na Irlanda, na Alemanha, em Itália, em França e até nos países nórdicos, tradicionalmente associados a modelos de habitação mais sólidos e acessíveis.

O caso espanhol merece atenção porque os protestos não se limitam a denunciar o preço elevado das rendas ou o custo excessivo da compra de habitação. Procuram, sobretudo, alterar o enquadramento político do debate, apresentando a habitação como um direito ameaçado, como a saúde ou educacão, e não apenas como uma questão técnica ou mercadoria sujeita às regras do mercado. Esta mudança de linguagem tem potencial para se difundir por toda a Europa porque encontra eco em experiências semelhantes vividas por milhões de cidadãos.

Gerações inteiras trabalham, estudam, pagam impostos e contribuem para a economia, mas continuam sem conseguir garantir acesso a uma habitação digna e acessível. Essa realidade constitui um terreno fértil para o aparecimento de movimentos que ultrapassam fronteiras nacionais e que encontram pontos de convergência nas mesmas dificuldades quotidianas.

Seria, contudo, ingénuo imaginar uma reprodução automática do modelo espanhol. Cada país possui tradições políticas diferentes, culturas cívicas específicas e formas distintas de organização social. Mas que que a habitação deixou de ser uma questão sectorial para se transformar num dos pilares fundamentais da cidadania contemporânea, isso parece certo. Ter acesso a uma casa não é apenas uma necessidade material. É uma condição essencial para a autonomia pessoal, para a constituição de família, para a estabilidade profissional e para a participação plena na vida social.

Existe ainda uma dimensão simbólica que não deve ser ignorada. Durante décadas, o chamado sonho europeu assentou na promessa de uma melhoria contínua das condições de vida. Encontrar emprego, construir um projeto familiar e adquirir ou arrendar uma casa faziam parte de um percurso considerado natural para grande parte da população. Quando esse percurso se torna cada vez mais inacessível para milhões, a habitação deixa de ser apenas um tema urbanístico ou económico. Passa a ocupar um lugar central no imaginário coletivo. A revolta não nasce apenas dos preços elevados das rendas ou dos imóveis, mas também da noção crescente de que existe uma distância cada vez maior entre expectativas legítimas e possibilidades reais.

Perante este quadro, é legítimo perguntar se a crise da habitação poderá tornar-se o principal eixo de mobilização social dos próximos tempos. Muitos sinais apontam nesse sentido. Se a habitação continuar a concentrar desigualdades, a aprofundar a distância entre proprietários e não proprietários e a limitar os projetos de vida de milhões de pessoas, o descontentamento encontrará inevitavelmente novas formas de expressão coletiva.

Nesse contexto, Espanha poderá vir a ser encarada não como uma exceção, mas como um sinal antecipado de uma conflitualidade e transformação social mais ampla. O que hoje se vê nas ruas de Madrid, Barcelona ou Valência poderá representar apenas a primeira manifestação de uma questão que marca profundamente a agenda política e social de grande parte da Europa.

Anterior
Anterior

Raízes, tradições e outras inspirações: O presente é dos Bandua

Próximo
Próximo

Björk e a descoberta da intimidade como lugar de revolução